Precisando declarar União Estável perante algum negócio? Confira os modelos que preparamos para você.1
A formalização de uma União Estável se dá através da realização de um contrato.
Entretanto, a declaração de União Estável também pode contribuir neste processo, na medida em que oficializa a relação.
Resumidamente, a União Estável, para ser configurada, exige alguns requisitos, uma vez preenchidos é plenamente possível realizar uma declaração.
Agora que você já sabe para que serve uma declaração, confira o modelo apresentado logo abaixo, e para saber mais acerca da Declaração de União Estável, continue acompanhando o artigo.
IMPORTANTE: Não confundir com o Contrato de Declaração de União Estável.
Conteúdo deste artigo:
Modelo 1
Declaração de União Estável
Eu ______________ (nome do companheiro (a)), brasileiro (a), solteiro (a), portador (a) do RG nº ___________ (número do RG) e CPF nº __________ (número do CPF), e ___________ (nome do companheiro (a)), brasileiro (a), solteiro (a), portador (a) do RG nº _____________ (número do RG) e CPF nº _____________ (número do CPF), ambos residem à Rua _________, nº ______, Bairro ______, CEP _______, na cidade de __________/ UF, declaramos, judicialmente, sob as penas previstas no Art. 299 do Código Penal Brasileiro, que convivemos desde ___/__/____ (data que marca a configuração da união estável) em UNIÃO ESTÁVEL, de natureza pública, contínua, duradoura e com objetivo de constituir família.
Assim, para os devidos fins, o que se declara neste documento trata-se da mais pura expressão da verdade, o qual assinamos e reconhecemos firma para que surtam seus efeitos legais.
_____________ (cidade), ___ de _____________ de ______.
___________________________
Assinatura do (a) Companheiro (a)
___________________________
Assinatura do (a) Companheiro (a)
TESTEMUNHA 1
TESTEMUNHA 2
Importante atentarmo-nos ao fato de que o primeiro modelo exige o reconhecimento de firma, ou seja, é necessário que o documento seja assinado perante um tabelião que atestará que a assinatura constante no documento corresponde àquela pessoa que assinou.
Modelo 2
Declaração de União Estável
Eu _______________ (nome completo do companheiro (a)), portador (a) do RG nº _________ (número da Carteira de Identidade) e CPF nº _____________ (número do CPF), e ____________ (nome do companheiro (a)), portador (a) do RG nº _____________ (número da Carteira de Identidade) e CPF nº _____________ (número do CPF), residentes e domiciliados à Rua ___________, nº ____, Bairro _________, CEP __________, nesta cidade, declaramos, para os devidos fins, que vivemos em união estável desde __/ __/______ (data que marcou a configuração da União Estável) .
______________ (cidade), ___ de ________________ de ________.
___________________________
Assinatura do (a) Companheiro (a)
___________________________
Assinatura do (a) Companheiro (a)
A Advogada Priscila Tardin também comentou brilhantemente neste vídeo:
O que é uma declaração de União Estável?
Na mesma linha de pensamento que vínhamos abordando, a declaração serve como uma forma de comprovar a relação, não sendo necessário, então, formalizar um contrato para comprovar a união.
A declaração é considerada uma ótima alternativa para os casais, sem envolver processos burocráticos, trata-se de um instrumento que visa, tão somente, comprovar que há uma vida de casal entre duas pessoas.
Como realizar uma declaração de união estável?
A melhor forma é estar, sempre, acompanhado de um profissional especializado ao realizar essa espécie de documento, até mesmo pelo fato de que é preciso constatar que a união do casal se trata de uma União Estável, pois como já mencionado, há alguns requisitos para isso.
Assim, vale destacar que a União Estável é caracterizada como uma convivência pública, contínua e duradoura e que tem o objetivo de constituição familiar, como prevê o Art. 1.723 do Código Civil brasileiro.
Além disso, é preciso saber se há a existência prévia de um contrato, onde é definido ,por exemplo, o regime de bens do casal, as questões pertinentes aos filhos e à residência. Enfim, a existência de um contrato facilita o trabalho nessa ocasião.
Você também pode conferir o Modelo Gratuito de Contrato de União Estável que disponibilizamos.
Contudo, não sendo acompanhado, o casal, por um profissional, a declaração também pode ser realizada em um cartório de notas, apresentando-se os termos ao tabelião, sem necessidade de testemunhas.
Por fim, vale destacar que a declaração de união estável é impossibilitada caso haja algum impedimento matrimonial por uma das partes.
Vantagens de realizar a Declaração
Formalizar a união é meio de garantir que os dois tenham segurança jurídica e proteção em âmbito patrimonial, mesmo que seja através de uma declaração.
Posterior à Declaração, a realização de um contrato é bem vinda, pois fará “lei entre as partes”, garantindo validade à união e conferindo o preenchimento dos requisitos exigidos para configurar a relação.
Dúvidas Frequentes
Quais documentos devem ser apresentados para realizar a Declaração em um Cartório?
Assim como ocorre diante de inúmeros procedimentos burocráticos, há alguns documentos, para oficializar a relação, que são obrigatórios.
Por isso que, antes de realizar oficialmente a declaração, é necessário que o casal preocupe-se em juntar os documentos necessários para comprovar a relação.
Podendo haver alteração conforme as exigências de cada cartório do território brasileiro, em geral, os documentos que costumam ser requisitados são os seguintes:
- RG e CPF das partes;
- Comprovante de residência das partes;
- Contrato de União Estável, se houver;
- Certidão de estado civil com emissão de até 90 dias antes da solicitação.
A partir de então o procedimento poderá ser realizado e oficializada estará a união do casal!
Você também pode ler sobre as dúvidas comuns sobre regimes de bens.
Qual é o custo da declaração?
Ainda que impossível determinar um valor, é possível consultar previamente os cartórios.
Baseando-se na ordem dos custos, por óbvio, a declaração de união estável tende a apresentar um valor menor que o do casamento civil, por exemplo.
Outro ponto a ser destacado é que se o casal constituir advogado para instrumentalizar o documento, dependerá dos honorários advocatícios do profissional.
A dissolução da União é realizada da mesma forma?
Basicamente sim, visto que pode ser realizada pela via extrajudicial, mediante a elaboração de uma Escritura Pública de Dissolução de União Estável, realizada o cartório de notas.
Outro ponto importante é que mesmo sendo a dissolução consensual, exige-se a presença de advogado.
Gostou do conteúdo? Comente aqui embaixo!
IMPORTANTE: O Artigo acima foi escrito e revisado por nossos advogados. Ele tem função apenas informativa, e deve servir apenas como base de conhecimento. Sempre consulte um advogado para analisar seu caso concreto.